Histórico
Balé em três atos e cinco cenas
Libreto: Khudenov
Coreografia: Marius Petipa
Música: Ludwig Minkus
Figurino: I. Andreev e M. Bokarov
Estréia mundial 23 de janeiro de 1877, no Teatro Marinsky de
São Petersburgo. Ekaterina Vazem interpretou Nikiya; Lev Ivanov, Solor;
Christian Johannsen, o Rajá e Maria Gorshenkova, Gamzatti.
De 1860 até meados de 1880, Petipa primou por temas tradicionais em seus ballets, tipicamente melodramáticos, sempre envolvendo um triângulo amoroso, em que havia um ser sobrenatural simbolizando o ideal de feminilidade. O tema trágico de La Bayadère certamente foi composto baseado nestes elementos.
As verdadeiras origens de La Bayadère são ainda obscuras, e até mesmo o responsável pelo cenário é tema que gera discussões, mesmo hoje em dia. À época da primeira produção de La Bayadère era comum ser publicado no jornal, antes da estréia, o libreto, uma lista das danças e um artigo falando à respeito do novo trabalho. No caso de La Bayadère, não foi dado crédito a nenhum autor quando o libreto foi publicado, em 1876, no St. Petersburg Gazette.
Quando Petipa remontou o ballet em 1900, o jornal novamente publicou o libreto, desta vez creditando à Sergei Khudekov a autoria de La Bayadère, entretanto, Petipa logo em seguida escreveu uma carta ao editor, informando que ele mesmo havia escrito o libreto e que Khudekov apenas teria contribuído com oito linhas de instruções de palco na margem. O St. Petersburg Gazette publicou um pedido de desculpas à Petipa e o reconheceu como único autor do libreto.
La Bayadère foi criado para a primeira bailarina do St. Petersburg Imperial Theatre, Ekaterina Vazem. Durante a segunda metade do século XIX o ballet na Rússia era dominado por artistas estrangeiros, a partir de 1860 e 1870 a administração do teatro passou a incentivar o talento nativo, o que tornou a bailarina Vazem uma das mais aclamadas da companhia. Já o papel de Solor foi criado para Lev Ivanov, Primeiro Bailarino do St. Petersburg Imperial Theatre.
Desta maneira, restaram apenas dois dias por semana de ensaios para o Ballet, enquanto que a ópera ensaiava de seis a sete vezes por semana. Foi dado a Petipa um único dia para ensaiar com o figurino do espetáculo, tendo sido esta a primeira e única vez antes da estréia em que todas as cenas e danças foram montadas no palco juntas.
Apesar dos inúmeros empecilhos, em sua estréia em 23 de janeiro de 1877, o Imperial Bolshoi Kamenny Theatre estava completamente lotado, sendo La Bayadère um estrondoso sucesso. No final do espetáculo Petipa, a bailarina Vazem e o compositor Minkus foram diversas vezes ao palco agradecer os intermináveis aplausos.
Ato I
Cena I - No Exterior do templo Hindu
Depois de uma caçada bem sucedida, o jovem
Solor envia seu servo ao Rajá Dugmanta levando-lhe um tigre por ele morto. Solor
fica a espera de sua amada, Nikiya.
Ela recebe um aviso de Magdaveya, um faquir, dizendo que Solor está a sua espera. Os dois se encontram e Solor pede a Nikiya para fugir com ele, a moça aceita , mas obriga seu amado a jurar fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane depois de ser rejeitado por demonstrar seu amor a bailadeira, surpreende a conversa dos dois, e jura vingar-se.
Ela recebe um aviso de Magdaveya, um faquir, dizendo que Solor está a sua espera. Os dois se encontram e Solor pede a Nikiya para fugir com ele, a moça aceita , mas obriga seu amado a jurar fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane depois de ser rejeitado por demonstrar seu amor a bailadeira, surpreende a conversa dos dois, e jura vingar-se.
Cena II - No palácio do
Rajá
Satisfeito com o presente de Solor, O Rajá oferece-lhe a mão de sua filha em casamento, a linda Gamzatti. Solor encantado com a beleza da moça, esquece o voto feito a Nikyia.
Nikiya ao saber de tudo, vai ao palácio e implora a Gamzatti que deixe Solor para ela, revelando-lhe todo seu amor. Gamzatti tenta comprar Nikiya.
Num
ato de desespero Nikyia ameaça Gamzatti, apavorada com seu própio gesto,
foge.
Satisfeito com o presente de Solor, O Rajá oferece-lhe a mão de sua filha em casamento, a linda Gamzatti. Solor encantado com a beleza da moça, esquece o voto feito a Nikyia.
Nikiya ao saber de tudo, vai ao palácio e implora a Gamzatti que deixe Solor para ela, revelando-lhe todo seu amor. Gamzatti tenta comprar Nikiya.
Cena III - A festa de noivado
No noivado de Solor e Gamzatti, Nikiya dança com as demais bailadeiras.Durante a dança recebe uma cesta de flores onde se esconde uma serpente venenosa. Nikiya é mordida. Brâmane se ofererce para salvá-la caso ela aceite ficar com ele. Ela recusa depois de ver Solor com Gamzatti, e morre.
No noivado de Solor e Gamzatti, Nikiya dança com as demais bailadeiras.Durante a dança recebe uma cesta de flores onde se esconde uma serpente venenosa. Nikiya é mordida. Brâmane se ofererce para salvá-la caso ela aceite ficar com ele. Ela recusa depois de ver Solor com Gamzatti, e morre.
Ato II - O Reino das sombras
Após fumar ópio, Solor adormece e sonha que está com Nikiya em uma terra desconhecida e jura para sua amada que nunca mais tornará a abandoná-la.
Após fumar ópio, Solor adormece e sonha que está com Nikiya em uma terra desconhecida e jura para sua amada que nunca mais tornará a abandoná-la.
Solor é levado para se casar com Gamzatti, quebrando o juramento feito a Nikiya. A profecia da bailadeira acontece e o templo cai em ruínas.
Nikiya vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.
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